Nova livraria virtual da Eduff em
www.eduff.com.br

Lançamento online do livro "As restingas fluminenses e seus últimos refúgios"

 

O professor Sávio Freire Bruno vai lançar o livro "As restingas fluminenses e seus últimos refúgios: o Núcleo Experimental de Iguaba Grande da Universidade Federal Fluminense (NEIG-UFF)", publicado pela Eduff, durante evento transmitido pelo canal  do Laboratório Fauna Brasil no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=JTcHDUEj99A, a partir das 18h de 16 de fevereiro. Para participar do lançamento, é necessário se inscrever pelo site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFF), no link http://www.extensao.uff.br/inscricao/?curso=5134.

Disponibilizada gratuitamente para download, a obra traz levantamento e análise das características geográficas NEIG-UFF. Desde os princípios da década de 1990, na Área de Proteção Estadual (APA) de Sapiatiba (RJ), insere-se o núcleo, com duas subcategorias: uma Zona de Ocupação (ZOC) e uma Zona de Conservação de Vida Silvestre, às margens da Laguna de Araruama, nos municípios de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O autor também oferece propostas e sugestões para a caracterização de um Plano Gestor para o NEIG-UFF.

Durante a pesquisa, foram analisados decretos e escrituras que fizeram e fazem parte da história de uso e ocupação da área. Também foram feitas análise e síntese do conhecimento oriundo de trabalhos acadêmicos e publicações associadas ao local e estudados registros visuais de autoria desconhecida, como das antigas salinas que ocupavam parte do campus, na propriedade doada na década de 1960 à então Escola de Veterinária, atual Faculdade de Veterinária da UFF.

O evento online contará com uma palestra de abertura do autor, seguida por um debate que contará com a participação da diretora da Faculdade de Veterinária da UFF, Leila Gatti Sobreiro, do coordenador do curso de Ciências Biológicas da UFF, Manuel Gustavo Leitão Ribeiro, e da professora Catia Dejuste de Paula, da Faculdade de Veterinária da UFF.

Sobre o autor

Professor da Faculdade de Veterinária da UFF, Sávio Freire Bruno é coordenador do Setor de Animais Selvagens e Exóticos de Companhia com atuação permanente no Hospital Veterinário (HUVET) da UFF. Atualmente, é gestor do Núcleo Experimental de Iguaba Grande, RJ da Faculdade de Veterinária da UFF (NEIG)  e coordena os projetos de Extensão: Fauna Brasil - UFF (Laboratório Audiovisual de Registro da Fauna Brasileira), Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS/UFF) e Grupo de Estudos em Zoologia (GZV-UFF). Foi também diretor do HUVET entre 2014 e 2015. Pela Eduff, lançou os livros "Exóticos invasores: bioinvasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações", "O pato-mergulhão", em parceria com Ana Luiza Mello, "Pato-mergulhão - Biologia e conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG, e Entorno", "Se não fosse o pé do boi: uma breve história da floresta, do machado, da pecuária e da desertificação no Brasil", "Aves e aeronaves: riscos e desafios para a ciência e sociedade quanto ao perigo aviário" e "O abraço do muriqui".

--> Baixe aqui "As restingas fluminenses e seus últimos refúgios: o Núcleo Experimental de Iguaba Grande da Universidade Federal Fluminense (NEIG-UFF)"

 

 

 

As restingas fluminenses e seus últimos refúgios