Você irá automaticamente para o novo site da Eduff, em
www.eduff.com.br

(Caso isso não ocorra, clique no link acima)

Manual de apoio SUS
Manual de apoio ao desenvolvimento de competências para atuação de preceptores no Sistema Único de Saúde
Série Manuais Técnicos, v. 4
Autor: Marcos Alex Mendes da Silva
ISBN: 978-65-5831-021-1
Ano: 2021

A proposta deste manual é colaborar para organizar, desenvolver competências, aperfeiçoar habilidades e orientar a atuação do preceptor de qualquer campo da saúde no nível de atenção básica, com elementos que fortaleçam a sua preparação pedagógica e qualifiquem a aprendizagem dos estudantes acolhidos por eles em seus ambientes de trabalho/formação e conduza a sua rotina de atuação.

A diversificação dos cenários de aprendizagem na área de saúde tem sido recorrente na formação e um reflexo das mudanças pelas quais os cursos de graduação, pós-graduação e formação técnica têm passado nas últimas décadas, com avanço direto para os espaços do Sistema Único de Saúde (SUS), por esses permitirem a vivência em um lócus privilegiado de emergência/necessidade, entremeado por condições e relações político-sociais que condicionam o alcance da resolução dos problemas.

A incorporação de novos cenários de aprendizagem precisa vir acompanhada de uma estrutura logística, técnica e operacional que sustente a mudança com qualidade e fortaleça a pedagogia/andragogia propostas. Considerando ainda que, ao deslocar a aprendizagem para os serviços do SUS, aumenta-se o elenco de atores envolvidos no processo e, consequentemente, a complexidade educacional - que não estará dissociada das ações assistenciais ofertadas, ou seja, cria-se um modus operandi formativo que ultrapassa a relação tradicionalmente conhecida e exclusiva entre docente e discente, e incorpora o profissional atuante no serviço e o usuário que o frequenta.

O propósito não se esgota na compreensão de que fatores intervenientes no processo de formação no SUS ultrapassam a normatização e a padronização (sendo passíveis de transformações periódicas em função das demandas).

Este livro visa também explorar os aspectos comuns que permeiam as atividades dos preceptores da atenção básica à saúde, sejam eles médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros - entre outras categorias -, ao acolher estudantes de diferentes níveis de formação, do ensino técnico profissionalizante, passando pela graduação, pós-graduação em etapa de especialização e mestrados profissionais no campo da Saúde Coletiva, que também inserem seus mestrandos em módulos de aprendizagem no SUS.

--> Sumário, prefácio e apresentação